Se você costuma acompanhar dicas de influenciadores fitness para manter a saúde em dia, é hora de pensar melhor. Isso porque uma nova pesquisa feita na Universidade de Glasgow (Reino Unido) concluiu que oito em cada nove dessas celebridades da web dão maus conselhos a seus seguidores.
Foram estudados os perfis de figuras com foco em dieta e condicionamento físico populares no Reino Unido. O critério de avaliação era se as informações passadas por cada um deles eram transparentes, confiáveis, nutricionalmente sólidas e se possuíam referências baseadas em evidências.
Leia mais
Sem fake news: como saber se um estudo médico é confiável
Pesquisar sintomas no Google ajuda a entender melhor os médicos
“Descobrimos que a maioria dos blogs não pode ser considerada uma fonte confiável de informações sobre o controle de peso. Isso porque, muitas vezes, apresentam opiniões como se fossem fatos. Eles também não cumprem os critérios nutricionais do Reino Unido”, disse Christina Sabbagh, cientista e responsável pela pesquisa, ao jornal britânico “The Independent”.
Outra conclusão dos estudiosos foi que os influenciadores faziam sugestões baseada na opinião pessoal, e não em evidências. Portanto, a dica é sempre procurar informações com fontes confiáveis – ainda mais quando o assunto é saúde!